Quando o desânimo se abate sobre esta alma, devido à grande dificuldade que é esforçar-se para deixar os caminhos habituais do mundo, além de tentar encontrar forças dentro de mim mesmo, para vencê-lo, às vezes procuro/visito sites de outros buscadores da Verdade, pois sei que eles estão sujeitos aos mesmos obstáculos que enfrento e o pensamento conseqüente, de que não estou sozinho na estrada, normalmente provoca em mim uma sensação de consolo.

Sei que um dia preciso me libertar totalmente, tanto dos pensamentos, quanto do consolo exterior, mas, enquanto não consigo isto, me tem sido úteis algumas páginas na internet, que estão relacionadas no final deste texto (na verdade, há mais umas poucas, só que não estou encontrando os endereços, no momento). Embora a maior parte daquilo que está disponível na web seja deplorável e até mesmo degradante, é possível encontrarmos coisas para as quais acho que vale a pena prestarmos atenção. Alguns sites, auto-definidos como 'espirituais', na verdade misturam utilidades com futilidades e, na opinião deste digitador, devem ser evitados, porque sobrecarregam nossas mentes com conhecimentos/assuntos totalmente desnecessários no caminho da evolução. Os verdadeiros Sábios advertem que, quem se deixa influenciar pelas promessas do positivismo, de soluções rápidas e fáceis para os problemas da vida, e pela curiosidade por esoterismo, ocultismo e assuntos semelhantes, torna ainda mais longa a sua jornada.

Mesmo para os sites indicados aqui, a advertência que apresentei em relação à página "Os Destruidores de Ilusões" também é válida: não devemos aceitar incondicionalmente as opiniões dos outros, mesmo aquelas que tenham obtido a aprovação mundana e que baseiem-se em tradições antigas; mas também não deveríamos rejeitá-las, simplesmente porque não foram formuladas por nós, pois isto é sinal de ressentimento, provocado por inveja, e insegurança. Devemos, sim, meditar sobre as questões apresentadas e aguardar pacientemente que as respostas corretas para cada um, aflorem, espontaneamente, de dentro de nós. Esta advertência é desnecessária para os buscadores calejados, que já experimentaram os efeitos da força interior normalmente conhecida como "Intuição". Eles estão relativamente protegidos contra o mal exterior (muitas vezes não-intencional), mas há a turma dos novatos, que pode ser desviada do caminho, se utilizar a ferramenta mental para destrinchar questões espirituais. Como a mente tem pressa para beneficiar-se dos resultados de nossos esforços, é bom preveni-la de que as respostas intuitivas só manifestam-se quando estamos preparados para elas e sempre repentinamente. Em algumas situações, o esclarecimento pode ser instantâneo, como aconteceu comigo, ao ler pela primeira vez a frase "O Reino de Deus está dentro de vós"; mas, normalmente não é assim (muitas respostas aguardo há anos...).

Por mais belas e sábias que nos pareçam as palavras de outros buscadores internautas, certo é que os Sábios não desperdiçam tempo e energia construindo e mantendo sites na web, com o intuito de proclamar publicamente: "Deus está em tudo", "Somos todos Um", etc. A Verdade está tão profundamente enraizada Neles, que tais afirmações Lhes seriam tão absurdas quanto, para nós, seria absurda a atitude de alguém subir em um palanque e gritar para o mundo: "Atenção, eu não sou um bode, sou um ser humano!!". Quem não sabe que não é um bode e, sim, um ser humano? Todos temos, naturalmente, esta certeza; não há a menor necessidade de afirmá-la. Os Sábios falam sobre o que é óbvio para Eles, simplesmente por Amor pelo mundo. Se sentimos necessidade constante de afirmar algo, é porque ainda não nos tornamos aquele 'algo'; portanto, nem o buscador anônimo e nem os responsáveis pelas páginas indicadas abaixo são Sábios, embora seja evidente que já perceberam que as coisas não são como as suas próprias mentes dizem que são... E, considerando o pouco que já compreendi sobre a Trilha da Evolução Humana, este é o primeiro passo em direção à Sabedoria.

Finalizo com um alerta: sobre o parágrafo acima, que pode ser tomado como ofensa, deve ser esclarecido que alguns egos poderiam se sentir orgulhosos por terem os seus sites/blogs aqui divulgados e, neste caso, o buscador anônimo seria responsável por injetar o veneno do orgulho em seus corações.  A lembrança de que eles não são Sábios deveria ser considerada como um antídoto contra o mal que, não intencionalmente, eu poderia acabar provocando...

 

 

Relação por ordem de inclusão:

http://www.busca-espiritual.blogspot.com/

http://dhyanam-satcidanandoham.blogspot.com/

 

 

Um buscador anônimo.

22/03/2008

 

 

http://quemsoueu00.blogspot.com/

http://quemsoueu.freewebpage.org/

http://buscador.blogsite.org/

www.000webhost.com