OS HUMILHADOS SERÃO EXALTADOS ?

 

Este ensinamento do Senhor Jesus: "Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado" (Lucas, 18.14) foi totalmente distorcido e, a pior consequência de suas distorção e difusão, é transmitir falsa esperança ao povo sofredor. A parábola que o Grande Instrutor finalizou com estas palavras, na qual havia um orgulhoso fariseu (guia religioso) e um humilde publicano ("pecador", segundo os fariseus), nos adverte que serão punidos pela vida os que exaltam a si mesmos e, premiados por ela, os que humilham a si mesmos. Em resumo, trata-se tão somente de atitude interior: a autoexaltação (egoísmo/orgulho) nos lança na senda do sofrimento e, a auto-humilhação (Amor/Humildade), na da Paz. Cada um decide se quer sofrer (ser "humilhado") ou se quer viver em Paz (ser "exaltado"). Ao contrário do que tentam nos fazer crer, nenhum mérito terreno ou divino obtêm os que são humilhados pela vida, pois eles, quando oportunidades aparecem, demonstram ser tão orgulhosos/maus quanto aqueles que julgam ser os culpados por suas mazelas; portanto, os humilhados continuarão sendo humilhados, porque não se humilham por sincera vontade própria, não querem aprender e praticar humildade.

A via-crúcis do homem Jesus é o melhor exemplo de auto-humilhação na terra e esta virtude fortalece os seres humanos, os impulsiona para o "céu" (Paz e Felicidade, aqui e agora). Desde sempre, Ele sabia qual seria seu destino e nunca tentou evitá-lo. É errado acreditar que foi humilhado, torturado e morto pelos romanos, porque era Ele quem estava no controle da situação e, não, seus algozes. Ele passou voluntariamente por tudo aquilo, para nos ensinar o valor de humildade e mansidão. Na verdade, era mais forte do que o império romano e todos seus Césares, juntos; mas, por Amor, fez-se como o mais fraco e indefeso, aceitando com resignação o sofrimento, até mesmo a terrível e lenta morte na cruz.

Não nos deixemos enganar: para sermos "exaltados", isto é, para conseguirmos ser realmente felizes e viver em Paz neste mundo, antes precisamos abandonar o orgulho (ou autoestima, ou amor-próprio) e nos transformarmos em humildes/mansas criaturas de DEUS. Esta é a verdadeira ressurreição (VIDA). Inspiradoras fontes de piedade cristã, além dos Evangelhos e das Epístolas do Novo Testamento, são: o livro "Imitação de Cristo" e as vidas de espiritualmente grandes homens/mulheres ("santos"), que sinceramente seguiram/seguem os passos do Sublime Nazareno.

 

P.S.1: Sofrimento e morte parecem calamidades apenas para nós, pessoas comuns, ainda severamente apegadas à carne e ao mundo material (egoísmo). O "Cordeiro de Deus" não foi um tolo, que pagou com a vida por suas loucuras e fraquezas. Ele abriu mão da (perdeu a) vida, para ganhar a VIDA: é, pois, um autêntico super-homem. Quanto àqueles que se consideram pecadores, uma das boas-novas, que Ele nos deixou, é que não importam os erros passados: o arrependimento sincero e a mudança de vida ("ressurreição") transformam em cinzas toda a maldade que satura nossos corações...

 

P.S.2: Humilhados pela vida não são somente as pessoas das classes sociais mais baixas. Este que vos escreve, por exemplo, deve estar enquadrado na chamada "classe média alta"; contudo, tal status não o livrou da condição de "humilhado". Me vejo jogado, de um lado para outro, por emoções/paixões/desejos; sou vítima fácil da ira, do medo, do desânimo e das tentações. Não consigo imaginar pior humilhação do que esta: não ser o senhor da própria vida. E, para onde me volto, observo todos sendo tão humilhados quanto eu, independentemente de suas posições na sociedade: desde mendigos sem teto, até imperadores, ditadores, presidentes, primeiros-ministros e líderes religiosos. Ricos, famosos e poderosos, que não têm autocontrole, não são os exaltados pela vida, pois venceram no mundo, mas não venceram o mundo, e isto significa estar à mercê dele, continuar sendo humilhado pela vida. Na verdade, apenas aqueles que alcançam a grandeza espiritual de um Jesus derrotaram definitivamente o mundo e estão acima das humilhações, mesmo quando nós, os iludidos pelos padrões mundanos, acreditamos que estão sendo humilhados...

 

 

20/08/2016

 

 

http://quemsoueu00.blogspot.com/

www.000webhost.com