O PRIMEIRO PASSO

 

 

Todo fim de ano é a mesma coisa: milhões de pessoas, mundo afora, clamando por paz. Entretanto, todos concordam que ela é cada vez mais rara em nossas vidas.

Após observar meu próprio comportamento, percebi que minha paz não depende de ninguém, exceto de mim mesmo. E, como não sou um ser humano diferente dos demais, esta Verdade vale para todos.

Estes pedidos de paz são sempre endereçados ao próximo, nunca a nós mesmos; isto é, cada um espera que o outro dê o primeiro passo em direção a ela. Exemplos: Se levar uma fechada no trânsito, você vai atrás do (ir)responsável para tomar satisfações ou se sente aliviado(a), pois o erro de seu semelhante não provocou um grave acidente, erro este que você mesmo poderia ter cometido? Quando se sente enganado(a) por um vendedor, você quer saber de paz? E, quando recebe troco a menos, você permanece pacífico(a), mesmo que o caixa discorde do seu cálculo?

A Paz do mundo começa dentro de nós. Não é difícil perceber quais seriam as atitudes de um verdadeiro pacifista, daquele que deu o primeiro passo.

 

 

Textos relacionados:

Feliz ano novo?

Quem é de Deus

Mercedes Benz  

 

 

De alguém que ainda não é um verdadeiro pacifista.

 

Dezembro de 2002.

 

http://quemsoueu00.blogspot.com/

 

www.000webhost.com